Descrição
Por volta de 1883 ou 1886, Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada às margens do rio Tietê que se encontrava com as águas do córrego formando uma barra bonita.
Ponte Campos Sales – inaugurada em 5 de março de 1915, construída pelo ex-presidente: Manuel Ferraz de Campos Sales. Considerada uma obra de grande modernidade para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações, como o famoso “Vaporzinho”, Visconde de Itu que transportava a produção cafeeira de toda região.
A região foi explorada desde os bandeirantes na época que desciam o rio Tietê, em direção ao oeste, mas a colonização efetiva somente teve início entre os anos de 1883 e 1886, quando o Coronel José de Salles Leme, procedeu o desmatamento para cultivo de café e criação de gado, introduzindo grande número de imigrantes italianos.
Salles Leme, em sociedade com o major João Batista Pompeu, abriu uma casa comercial e, auxiliados por Salvador de Toledo Pizza e Ezequiel Otero, entre outros, promoveram a formação do povoado, junto à barra do córrego afluente do Tietê, de grande beleza, posteriormente denominado Córrego Barra Bonita, originando, também, o nome do povoado.
A travessia do rio, entretanto, era difícil, de forma tal que o aglomerado surgido na margem oposta somente pode ser integrado a Barra Bonita, em 1915, quando Manuel Ferraz de Campos Salles, proprietário de terras no local e então Presidente da República, construiu a ponte ligando as duas partes.
Apesar da Estrada de Ferro Barra Bonita ter entrado em atividade na década de 1920, o desenvolvimento do Município (criado em 1906) somente ocorreu vinte anos depois, com novos loteamentos, melhoramentos públicos, instalação de pequenas indústrias e cultura da cana-de-açúcar que possibilitou uma grande demanda de mão de obra.
O Barro (argila) matéria-prima era retirado com picãos; enxadas e pás, das jazidas existentes ao longo das várzeas e áreas inundadas junto ao rio Tietê; transportados em carroças até as Olarias e depositados junto a amassadora movida à tração-animal. O “amassador de barro” era o profissional que preparava matéria-prima para o “prencista”. Ambos eram verdadeiros atletas da produção, pois o trabalho exigia grande esforço físico. Na seqüência as moças “lançadoras” empilhavam as telhas colocadas em grades especiais para secagem, após o que vinha as “desbarbadoras”, que retiravam a sobras da argila das telhas. O “Rancheiro” enfornava e desenfornava as mesmas. O “Queimador”, geralmente o emprenteiro do serviço, era o responsável pelo forno e pelo material, cujo cozimento ou “queima” demorava mais de vinte e quatro horas ininterruptas de fogo a lenha. Os tijolos também eram modelados manualmente pelo “batedor” e “lançadora”.
Nos dias atuais, com os avanços da mecanização e automatização, tudo isso funciona com um “simples” apertar de botões ou chaves ligadas a equipamentos elétricos, produzindo vinte e quatro horas por dia.
Houve um decréscimo, o número de ceramistas face à dificuldade de matéria-prima, hoje transportada de outras cidades e regiões. A Indústria Cerâmica, gerou muitos empregos, sustentou muitas famílias trouxe desenvolvimento ao município, mesmo enfrentando crises financeiras e desaquecimento do mercado, sendo, até hoje, um dos mais seguros pilares do progresso de Barra Bonita. A todos os que dela fizeram ou fazem parte – como empregados ou empregadores -, nossas homenagens por mais de um século por relevantes serviços prestados.
Roteiro proposto
06h00 – Saída.
09h00 – Chegada e Visita ao Memorial do Rio Tietê.
09h40 – Visita a Cerâmica.
11h00 – Passeio de Eclusa no Rio Tietê.
12h30 – Almoço dentro da eclusa.
14h15 – Feirinha de Artesanato.
15h30 – Retorno ao Colégio.
18h30 – Chegada ao Colégio.
Valores
O preço é de R$ 400,00 (Quatrocentos reais) Pacote completo.
Informações
Data da viagem: 30 de maio.
Colégio Liceu Contemporâneo / Ribeirão Preto.
Fundamental 2 / 7° anos.
Incluso na proposta:
- Transporte executivo ida e volta.
- Alimentação (almoço).
- Visita a 2 cerâmicas.
- Passeio de Eclusa.
- Seguro Viagem para todos.
- Monitores da Recreart equipados com rádios e kit primeiro socorros.
Recreart Turismo Pedagógico
CNPJ: 20.921.237/0001-12
(16) 9.8819-7215/ (16) 9.9610-4999




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